publicidade

Radialista Silvério Silva é o mais novo Cidadão Feirense

5AFE5276-6C80-45FA-8E90-F68FCC1637F8

“Eu sou mais feirense do que qualquer feirense de 70 anos de idade”. Assim afirma o radialista Silvério Silva, homenageado da noite desta terça-feira (14) na Câmara Municipal. O radialista com mais de 60 anos de carreira recebeu o título de Cidadão Feirense proposto pelo então vereador David Neto e subscrito pela presidente da Casa da Cidadania, Eremita Mota. Familiares do homenageado, autoridades e a imprensa lotaram galeria e plenário da Casa.

Eremita disse que “é com muita alegria que entrego o título de Cidadão Feirense a Silverio Silva, esse homem tão importante para a história de Feira de Santana”. A parlamentar disse ainda que o rádio é o maior veículo de comunicação, e frisou que independe de audiência e localização. “Foi nesse meio que o homenageado fez escola e formou diversos outros comunicadores, o que faz jus ao título que hoje recebe”, disse.

O mais novo Cidadão Feirense agradeceu à homenagem e confessou que, no seu coração, sempre se considerou feirense, pois chegou muito novo à cidade. “Aqui foi construída a minha história, e a minha esposa, Carmelita, antes de nos deixar, pediu diversas vezes que eu não deixasse essa data passar em branco, e hoje, ao lado dos meus filhos e netos, sinto-me feliz e honrado de estar aqui”.

Ainda, Silverio Silva destacou que viveu muitas lutas e batalhas, mas todas serviram como aprendizado e fortalecimento para que nunca desistisse do seu caminho. “Durante muitos anos recebi diversos artistas que vieram se apresentar aqui em Feira, a exemplo do cantor Roberto Carlos, o ex-jogador Pelé, o comunicador Chacrinha, os cantores Raul Seixas e Aguinaldo Timóteo, dentre outras personalidades. São alguns dos momentos importantes da minha carreira que guardo no coração e dos quais muito me orgulho”, disse.

Estiveram presentes na sessão solene os vereadores Luiz da Feira (Avante), Lulinha (União Brasil) e Petronio Lima (Republicanos). Compuseram a Mesa de Honra o ex-vereador e ex-deputado estadual Humberto Cedraz; a filha do homenageado, Suely Barbosa, que prestou homenagem ao pai em nome dos demais filhos e familiares; o ex-prefeito José Ronaldo; o procurador do Município, Guga Leal e o deputado estadual José de Arimateia.

SOBRE O HOMENAGEADO

Silverio Silva é um dos mais populares comunicadores de Feira de Santana, com passagem pelas rádios Cultura, Povo e, atualmente, Sociedade News. Conhecido como o “Chacrinha da Bahia”, em alusão ao apresentador de televisão bastante famoso por seu programa de auditório, Silvério – que também é cantor e compositor – oferece alegria e muita descontração ao seu público.

O radialista nasceu na cidade de Cachoeira, em 1938, e chegou a Feira de Santana em 1952, ainda criança, em busca de um grande sonho: “vencer na vida”. Já trabalhou em oficina mecânica e como ajudante de carpinteiro, entregador de leite, guardador de carro, atendente de bar, etc.

Após alguns anos teve o seu talento para o rádio descoberto pelo locutor e publicitário Antônio Vitória, conhecido popularmente como “Ligoza”.Este lhe deu a oportunidade de trabalhar em um carro de som de sua propriedade. Em seguida, tornou-se locutor do estúdio publicitário “A Voz da Princesa”.

Após essa oportunidade, Silvério Silva batalhou durante anos para montar o seu próprio estúdio publicitário, primeiro no Tomba e, em seguida, no bairro Coronel José Pinto. Lançou alguns dos profissionais que hoje fazem sucesso no rádio de Feira de Santana, a exemplo de Antonio Sotero, Carlos Geilson, Edmilson Lima, Evangivaldo Santos, Vilmario Lins, Pedro Nunes, Durvalino Santana, Durval Oliveira, Antonio Carlos, entre outros. Foi o criador de um dos eventos mais expressivos de Feira de Santana, a Corrida de Jegues.

Casado com Carmelita da Silva Santos, o homenageado é pai de Sílvio da Silva Santos, Suely da Silva Santos, Paulo da Silva Santos e Silvério da Silva Santos Segundo – estes últimos seguiram o mesmo caminho e trabalham na área da comunicação. Paulo descreve a história do decano do rádio feirense: “Mesmo com a escolaridade baixa, não mediu esforços e nunca desistiu de alcançar os seus objetivos. E o que considero mais importante: sempre buscou oferecer o que há de melhor para sua família. Ele é um pai dedicado, amigo, presente e um profissional admirado pelos seus colegas”.