Os dez anos de presença da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Feira de Santana, através do Centro de Tecnologia e Ciência, Energia e Sustentabilidade (CETENS), será comemorado em sessão solene da Câmara Municipal, na próxima sexta-feira (29), às 8h30. A homenagem à instituição, cuja atividade no Município iniciou em 27 de setembro de 2013, foi requerida pelos vereadores Eremita Mota (PSDB) e Professor Ivamberg (PT). Da programação do evento, constam a realização de relatos sobre os desafios enfrentados, as contribuições da universidade para o desenvolvimento social e econômico da região e uma consideração a respeito das perspectivas futuras da instituição.
Também estão previstos a entrega de homenagem da Casa da Cidadania em alusão ao décimo aniversário do CETENS, deferência da comunidade acadêmica a pessoas fundamentais na história do campus e a apresentação do vídeo institucional “CETENS 10 anos: histórias, memórias e contribuições da UFRB no Portal do Sertão”. O campus da UFRB tem como objetivo formar profissionais em “ciências e tecnologia” e “ciências sociais aplicadas”, possui mais de 1.000 alunos ativos e oferece atualmente 11 cursos, entre graduação e pós-graduação. Integram o corpo administrativo da instituição, 99 docentes, 34 técnicos administrativos e 22 agentes terceirizados.
Representantes de diversos segmentos sociais, incluindo movimentos, sindicatos, comércio, indústria e prestação de serviços, foram convidados para a solenidade. IFBA – Instituto Federal da Bahia, Sesi, Corpo de Bombeiros e Instituto Pensar Feira estão entre os que confirmaram presença. A Mesa de Honra da solenidade, que será presidida pela presidente do Legislativo, Eremita Mota, será formada por Georgina Gonçalves (atual reitora da UFRB), Jacson Machado (atual diretor do CETENS), Tatiana Velloso (exerceu os cargos de diretora de implantação do CETENS e pró-reitora de Extensão), Susana Couto Pimentel (ex-diretora do CETENS), Paulo Gabriel (ex-reitor da UFRB), Conceição Borges (representante da comunidade externa) e o vereador Professor Ivamberg, autor do requerimento da solenidade.