publicidade

Prefeitura compra passagem para cidadão retornar à cidade de origem

IMG_1041

Serviço de abordagem acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade
M.M chegou em Feira de Santana em busca de emprego. Estava em situação de vulnerabilidade social, quando foi encontrado pela equipe de abordagem da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).

Encaminhado para o Centro Temporário de Acolhimento, na Praça do Tropeiro, passou quase dez dias recebendo cuidados, alimentação e dormitório.

Na sexta-feira (1º) conseguiu retornar a sua cidade de origem, Barreiras. A passagem foi viabilizada pela Prefeitura, que também prestou apoio até o momento de embarcar na rodoviária.

“Ele relatou que veio pra Feira em busca de trabalho. Após alguns dias, o dinheiro acabou e passou a viver nas ruas, quando foi encontrado por nossa equipe e encaminhado para o abrigo”, explica o diretor do Departamento de Proteção Social do Suas, Agostinho Froes da Motta.

ABORDAGEM SOCIAL

Somente nos oito meses deste ano, a Prefeitura de Feira de Santana realizou 3.049 abordagens a pessoas em situação de rua [uma única pessoa pode ser abordada mais de uma vez].

No serviço de escuta é identificada a necessidade de cada um e, a partir daí, são feitos os encaminhamentos necessários – entre eles, serviço social, atendimentos de saúde, abrigamento e emissão de documentos. Nesse período, o município concedeu 52 benefícios referentes a passagens.

“Temos casos de pessoas que estão vivendo nas ruas e não aceitam os serviços ofertados pelas equipes de abordagem social”, pontua o diretor da Sedeso enfatizando que o trabalho de abordagem é realizado de domingo a domingo em pontos estratégicos, como praças, feiras livres, terminais de ônibus e avenidas.