publicidade

Dia da Consciência Negra será celebrado na Câmara, de autoria do vereador Silvio Dias (PT).

7715EAB7-36CE-4609-A987-66DC89400213

A Câmara de Feira de Santana vai celebrar, na próxima quarta-feira (28), em sessão solene prevista para iniciar as 19h, o Dia da Consciência Negra. A data comemorativa, que integra o calendário de festejos e eventos do Município, tambem é registrada em nível nacional. O requerimento, de nº 92/2023, propondo o evento no plenário do Legislativo, é de autoria do vereador Silvio Dias (PT).

O objetivo, conforme o proponente da sessão solene, é “celebrar e conscientizar sobre a força, resistência e sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização”. Ainda, busca suscitar debates de temas como o combate ao racismo, à discriminação, reparação, igualdade racial e a cultura afro-brasileira. O Dia Nacional da Consciência

Negra é comemorado nacionalmente, todos os anos, em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares. A data busca rememorar a importância que essa figura histórica teve para a liberdade e a conquista de direitos do povo negro, sendo este personagem um verdadeiro símbolo de resistência.

A sessão solene terá palestrantes, que vão falar sobre questões que ainda hoje afligem os cidadãos de pele negra, problemas relacionados com preconceito e até mesmo violência física, e também de direitos não respeitados, leis descumpridas, entre outras. Vários convidados receberão uma homenagem da Casa da Cidadania, por seu trabalho junto a esta causa. É esperada a presença do atual secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, o feirense Felipe Freitas.