publicidade

Combate à dengue: Tenda de hidratação é implantada na UPA Mangabeira

IMG_7569

A partir desta terça-feira (7), os pacientes com suspeita ou confirmação de dengue que precisarem de hidratação oral ou venosa podem receber o suporte na Tenda de Hidratação, instalada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Mangabeira.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, o espaço tem capacidade para atender 10 pacientes de forma simultânea. “A medida busca oferecer uma assistência mais rápida e, além disso, aliviar o fluxo das unidades que atendem média complexidade, a exemplo das UPAs e policlínicas municipais”, pontuou.

Segundo a secretária, a iniciativa faz parte de um projeto-piloto que, caso tenha sucesso, será expandido para a UPA Queimadinha e outras unidades que estão operando acima da capacidade devido à alta procura.

“Para receber o atendimento, o paciente deve ir até a UPA Mangabeira com documento de identificação e cartão SUS. Lá, será feita uma triagem para avaliar se o paciente tem sinais característicos de dengue. Logo após, ele será avaliado por uma equipe de saúde e receberá a hidratação, conforme a necessidade”, explicou a secretária.

Pessoas que apresentarem sintomas como febre alta maior que 38ºC associada à dor no corpo e articulações, dor atrás do olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são consideradas suspeitas da doença e devem procurar a unidade de saúde mais próxima para obter orientação.