Secretário Felipe Freitas inaugura melhorias na Mello Mattos, em Feira de Santana
Nesta segunda, 29, o secretário Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos) inaugurou melhorias estruturais e entrega 1.400 livros doados pela Fundação Pedro Calmon para incentivo à leitura e profissionalização de adolescentes e jovens da CASE
A Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) Dr. Juiz de Mello Mattos, de Feira de Santana.
As obras incluem a construção de muro de proteção e colocação de gradil em toda a extensão frontal das instalações.
A ação faz parte do projeto de requalificação das unidades de Pronto Atendimento e Coordenação de Atendimento ao Egresso de medida socieducativa da Fundação da Criança e do Adolescente.
A parceria estabelecida entre a Fundac/SJDH e a Pedro Calmon visa apoiar o desenvolvimento de práticas leitoras, contribuindo para a formação social, cultural e educativa dos adolescentes em cumprimento de medidas de internação.
Mais investimento em educação.
Em 2023, a Fundac adquiriu 77 (setenta e sete) computadores para equipar os laboratórios de informática das Unidades de Atendimento Socioeducativo, através de um convênio de mais de R$300 mil. A ação tem beneficiado adolescentes e jovens das Unidades de Atendimento Socioeducativo dos municípios de Salvador, Camaçari e Feira de Santana, promovendo o direito à profissionalização, através da educação profissional, cursos e programas de formação inicial e continuada.
A reportagem do site Aconteceu Virou Notícia conversou como o Secretário Felipe Freitas( Justiça e Direitos Humanos).
“São duas unidades diferentes mesmo que estejam lado a lado. O tipo de trabalho que elas fazem é exatamente o mesmo. Só que as vagas são distribuídas aqui em duas unidades, uma do lado da outra nos diferentes regimes de comprimento de medida. Hoje entregamos aqui 1.400 llivros voltados à questão racial, temáticas nacionais e internacionais, que são os mesmos padrão de livros que os nossos estudantes das escolas públicas recebem. Até porque todos os estudantes, todos os adolescentes que estão aqui são também estudantes da rede pública, todos matriculados e cursando, seja em educação de jovens e adultos, seja em ensino regular, no ensino médio e fundamental.
O que nós estamos fazendo aqui é entrega de uma reboma estrutural da fachada. Da unidade do Melo Martes e a entrega de 77 computadores que vão ser utilizados na formação dos adolescentes que estão aqui cumprindo medida. São entregas importantes que se somam à entrega de mais de mil livros que foram doados pela Fundação Pedro Calmão.
As reformas somam mais de 700 mil que, como eu disse, são objeto de duas emendas que foram apresentadas pelos deputados Federal Zé Neto que foram plenamente executadas aqui para a gente entregar essa importante obra para a nossa unidade”, destacou
Fruto de emendas do deputado federal Zé Neto, que também falou sobre a importância desses investimentos.
“O mundo hoje é tecnológico, e essa linguagem tecnológica é fundamental. São 77 computadores de última geração que vão colaborar muito para atender a formação técnica e de qualificação profissional para que ao saírem daqui, eles tenham mais uma oportunidade na vida. É isso que a gente está trabalhando, ressocializar e perdoar. É dar ao ser humano uma condição de poder encontrar um outro caminho, um caminho do bem”, destacou
Estiveram presentes o vereadores Silvio Dias e Luiz da Feira e outras autoridades.