publicidade

Sessão da Câmara de Feira debate problemas relacionados a barragem de Pedra do Cavalo

BACB94BE-FCCC-4711-8848-E28F109B6EA3

A situação da Lago Pedra do Cavalo, e seus problemas ambientais foi discutido na Câmara de Feira de Santana em uma sessão especial, na manhã desta quinta-feira (19). Uma iniciativa do vereador Jurandy Carvalho (PL), que preside a comissão da Frente Parlamentar para a Agricultura, Pesca, Desenvolvimento Rural e Abastecimento Agropecuário.

O Secretário municipal de Transportes e Trânsito, Sérgio Carneiro, foi convidado para palestrar sobre o assunto e conversou com o site Aconteceu Virou Notícias.

“É uma sensação grande atender um convite de dois queridos amigos, vereador Jurandir Carvalho, que é vereador do distrito governador João Dorval, onde minha família tem origem, e do João Dias, professor João Dias, que tive a honra de ter como companheiro de trabalho quando fui secretário do meio ambiente de Feira de Santana, na minha opinião é quem mais entende de meio ambiente em Feira de Santana.
Eles estão de parabéns por terem convocado essa sessão para que nós possamos mobilizar diversas pessoas, órgãos, entidades em torno do assunto Lago de Pedra do Cavalo, um lago maior do que a Bahia de Guanabara, que banha 12 municípios, que permitiria que um estudante saísse de Rafael Jambeiro e pudesse descer em Cabaceiras do Paraguaçu, pegar uma topique e estudar em cruz das almas.
O Lago de Pedra do Cavalo hoje gera energia para a nossa região através da Votorantinha. Ela abastece as regiões metropolitana do Salvador e de Vera de Santana de água, mas ele está sendo comprometido com algum tipo de poluição e eu diria que é inexplorado do ponto de vista do seu potencial econômico” destacou

Sérgio tem um amplo conhecimento sobre o tema. Acompanha o assunto desde que o pai dele, então secretário de Recursos Hídricos do Estado, comandou a obra de construção da Barragem de Pedra do Cavalo, na década de 80, durante o governo de Antonio Carlos Magalhães.

Participaram da Audiência Pública representantes de órgãos ambientais, especialistas na área e membros da sociedade civil organizadas, o deputado estadual Pablo Roberto, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão, o ex-diretor de Educação Ambiental da Prefeitura de Feira, João Dias, entre outros. A vereadora Eremita Mota (PSDB) fez a abertura do evento. Outros vereadores presentes: Galeguinho SPA (PSB), Zé Curuca (UB), Lu de Ronny (MDB), Fernando Torres (PSD), Pastor Valdemir (PV), Luiz da Feira (Avante|), Ron do Povo (MDB) e Petrônio Lima (Republicanos).