publicidade

No Dia da Saúde Mental, vereador lamenta falta de informação, tabus e preconceitos

E656E36C-50F5-46AC-AE83-2076EE5BCFC6

Sessão especial contou com as presenças de profissionais da rede de atenção à saúde mental_

O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro em todo o mundo, foi comemorado nesta segunda-feira (09) em uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Feira de Santana proposta pelo vereador Silvio Dias (PT). Para o vereador, a data é um importante convite à reflexão sobre a urgente necessidade de conscientização, bem como de defesa da saúde mental como um direito humano universal.

“O Dia Mundial da Saúde Mental foi celebrado pela primeira vez em 1992. E mesmo passados tantos anos desde a criação desta data, ainda convivemos com a falta de informação, os tabus, preconceitos, discriminação e marginalização de pessoas que vivem com problemas de saúde mental. Faz-se urgente o debate para implantação de ações concretas que assegurem o acesso aos cuidados necessários e aos serviços de qualidade com base nos direitos humanos e livres de estigma e discriminação para, assim, fortalecer efetivamente a promoção, a prevenção e a assistência à saúde mental”, alertou o autor da sessão.

Dias destacou ainda a necessidade de fortalecer a assistência e a prevenção à saúde mental como preservação da vida e garantia do direito de viver. “Em uma sociedade cada vez mais frágil diante de circunstâncias como a pandemia da covid-19, a crescente estatística de violência, a brutal desigualdade social, dentre outras questões, é preciso que as ideias saiam dos papéis e salas de discussões para alcançarem a quem de fato necessita de amparo, suporte e cuidado”, refletiu.

A sessão, presidida pela vereadora e presidente da Casa, Eremita Mota, foi marcada por homenagens a profissionais que se dedicam ao cuidado de pacientes do Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR) e aos assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Feira de Santana. Estiveram presentes vereadores, representantes de entidades e profissionais da rede de atenção à saúde mental, imprensa e representantes da sociedade civil. A mesa de honra foi composta pela diretora do HELR, Iraci Leite; o presidente da APAE de Feira de Santana, Elivaldo Alves; a diretora do Hospital Estadual da Criança (HEC), Livia Leite; e o psicólogo André Dias, representando o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana.