publicidade

Lançamentro da pedra fundamental da fábrica da BYD em Camaçari

84690FD9-3E95-46AB-88A4-C2BEBB02675F

Na manhã desta segunda-feira (09), foi realizado o lançamento da pedra fundamental da fábrica da BYD em Camaçari, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e o vice-presidente Geraldo Alckmin e diversas autoridades políticas.

A empresa irá investir R$ 3 bilhões para instalar três fábricas na Bahia

A expectativa inicial é de geração de 5.000 empregos.

Unidades irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processar lítio e ferro fosfasto

Início da produção entre o fim de 2024 e o começo de 2025.

A BYD promoverá treinamento e capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, que será aproveitada no processo fabril.

A capacidade estimada será de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação. A produção nacional vai permitir preços mais competitivos

O novo complexo da BYD será um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, seja na área de peças técnicas ou de serviços. A empresa pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais.

A BYD também vai instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento com objetivo de tornar a região no Vale do Silício brasileiro

A BYD é a líder mundial na fabricação e venda de veículos eletrificados (elétricos + híbridos) e líder de mercado na China entre todas as montadoras (incluindo veículos a combustão).

A BYD levou 13 anos do carro elétrico número 1 até o carro elétrico 1 milhão. 18 meses entre o carro 1 milhão e 3 milhões e apenas 9 meses entre o carro 3 milhões e o carro 5 milhões que saiu da fábrica em agosto deste ano.

A BYD tem mais de 600.000 funcionários, dos quais 90 mil são engenheiros que trabalham no setor de que conta com 11 institutos de pesquisa.

O governador Jerônimo Rodrigues falou da importância do lançamento da pedra fundamental da fábrica da BYD em Camaçari.

“Eu tive na China e tive a oportunidade de conhecer de dentro a preocupação da BIAID no trato com os seus trabalhadores, no trato com o meio ambiente. E hoje aqui, portanto, é um selo de compromisso do governo federal, do governo do estado, com uma empresa privada. Nós sabemos que a iniciativa é de recursos privados, mas aqui hoje a gente acompanha, assiste e constrói aquilo que é o papel do Estado brasileiro, de dar incentivos, de abrir portas. De fazer com que as leis possam estar dentro do mundo legal, mas obedecendo aquilo que toda uma população brasileira, baiana, do povo de Camaçari, acredita na gente. Quando nós fomos eleitos, nós fomos eleitos com um selo de compromisso que nós pudéssemos, ou na condição de senadores, ou na condição de deputado federal e estadual, na condição de prefeito, na condição de presidente da República e de governador do Estado, fazer aquilo que é unir sonhos. Se a BYAD nos provoca com a construção dos sonhos, o nosso papel de governador é de unir sonhos. E é isso que estamos fazendo aqui hoje. E mais uma palavra. É a palavra da nova BYAD,dada há quase 30 anos”,destacou Jerônimo Rodrigues